Assim que o Aputure MC lançou eu fiquei animado para usar em algum projeto. Eu já tinha um M9 fazia um tempo e levava em todos os projetos, deixando no bolso do meu gaffer para quando precisasse trazer um preenchimento ou acento de forma rápida.
Um exemplo de uso do M9 foi na última série que fiz, tinha uma cena em que a personagem está caminhando em um corredor e as luzes apagam, deixando ela em silhueta por ter uma certa luz nas pontas dos corredores. Queria ter algum tipo de informação no rosto dela quando chegasse perto para ver o terror nos olhos dela, mas não queria matar o clima da luz trazendo uma luz mais ampla. Resolvi isso prendendo o M9 no Movi que estava operando e rebatendo em um pedaço de pano branco amarrado em mim (algo que uso quando preciso trazer algum preenchimento e não tem espaço para um isopor), coloquei um CTO full e deixei a luz em uma intensidade bem reduzida, funcionou muito bem para a cena.
Quando vi que lançariam uma versão de luz a bateria tão compacta, mas RGBWW, onde é possível escolher virtualmente qualquer cor, com efeitos de luz embutido (fogo, paparazzi, luz de polícia, etc) e podendo também customizar outros efeitos por um app que controla a luz por Bluetooth, fiquei bem empolgado com as possibilidades! rs
Tive a primeira oportunidade no videoclipe da Gaby Amarantos - Vênus em Escorpião, onde queríamos criar um rio com dispositivos eletrônicos pulsando e essa luz me pareceu perfeita para isso. Aproveitamos que teríamos elas e tivemos a idéia de criar umas "frutas bioluminescentes", envolvendo os MCs em sacos plásticos brancos e pendurando no cenário construído pela diretora de arte Annik Mass, essas "frutas" pulsavam em uma variedade de cor. O Tiago Willveit me emprestou duas unidades para eu testar em casa e customizei os efeitos no app Sidus Link, afinando com calma o ritmo e variação cromática.
Na hora do set conseguimos 15x unidades, agradeço o Tiago e o Davi Valente por isso, foram essenciais para criar o clima do clipe. Na cena da floresta com as "frutas", pendurei 10 unidades nas "árvores" e usei as 5 restantes presas pelo imã que tem atrás em um tripé e direcionadas em um quadrado de difusão, isso ajudou a empurrar a intensão do pulsar e das cores que as "frutas" emitiam para a personagem no mesmo ritmo. Foi o equipamento certo para isso.
Adoraria ver outros usos criativos dessas luzes! Bora compartilhar? :)
Seguem alguns BTS disso, frames e mapa de luz para ficar mais fácil de visualizar.
Bem legal!
Você já usou o Aputure Nova P300c? Será que daria pra substituir esses 5 MCs no tripé por um painel e programar ele pra imitar os MCs?
Zilli vc tem foto dessa Gâmbi que você usou pra rebater o MC num pano branco preso em você?
Booooaaaaaaa, ele é bem versáti!